Festival ‘Olhar do Norte’ tem programação gratuita em Manaus

AMAZONAS Uma imersão no universo do cinema é o que propõe o festival de cinema “Olhar do Norte”, que tem uma programação intensa de atividades marcadas para acontecer a partir de sexta-feira (12), no Les Artistes Café Teatro, Centro de Manaus.

Durante cinco dias, o público poderá conferir 22 filmes que serão exibidos gratuitamente, além de mesas redondas, bate-papo, oficinas e troca de conhecimento.

Nos dias 12 e 13, Ismara Antunes ministrará a oficina “Assistência de Direção para Cinema” e, nos dias 14 e 15, João Gabriel Riveres assumirá a oficina de “Pós-produção e Fluxo de Trabalho”. Os profissionais irão proporcionar conhecimentos técnicos e práticos aos que estiverem presentes durante o encontro. As vagas já estão esgotadas.

Os filmes em exibição trazem produções do Amazonas, Pará, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Todas as atividades de bate-papo contarão com a participação de membros do site Cine Set, e são abertas ao público com entrada gratuita.

Filmes

Sete curtas-metragens fazem parte da Mostra Norte, que é competitiva. Eles serão avaliados pelo júri formado pela diretora Elen Linth, o professor Antônio José Vale da Costa, e a professora Luiza Azevedo.

Os jurados irão definir premiados nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, 2 Prêmios de Atuação, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Som. Soma-se a estes o prêmio de Melhor Filme Escolha do Público, que será definido pela audiência durante as sessões.

Debates

O crítico da revista Cinética, Juliano Gomes, será o mediador dos debates dos filmes de abertura, encerramento e da Mostra Norte. Diretor, ensaísta e professor, Gomes acumula participações nos principais festivais do Brasil, com publicações em veículos como Folha de São Paulo, Revista Piauí, Revista Filme & Cultura, além da Cinética, em que escreve desde 2008.

Veja a programação

Dia 12/04

  • 8h – Les Artistes Café Teatro: Oficina de Assistência de direção com Ismara Antunes
  • 19h – Les Artistes Café Teatro: Cerimônia de Abertura – “Entre Parentes”, Dir. Tiago de Aragão (DF); Filme de Abertura: “A Terra Negra Dos Kawa”, Dir. Sérgio Andrade
  • 22h – Curupira (Av. 7 de setembro, 1710 – Centro) – Festa de Abertura

13/04

  • 8h – Les Artistes Café Teatro: Oficina de Assistência de direção com Ismara Antunes
  • 14h – Les Artistes Café Teatro: Bate-Papo com Sérgio Andrade e Juliano Gomes sobre “A Terra Negra dos Kawa”
  • 16h – Les Artistes Café Teatro – Mostra André Novais Oliveira
  • 19h – Les Artistes Café Teatro – Mostras Norte 1 e Outros Nortes 1

BR 319: Bem-Vindo à Realidade – Dir. Gustavo Faleiros – AM:

“A Goteira” – Dir. Bernardo Ale Abinader – AM

“A Estranha Velha que Enforcava Cachorros” – Dir. Thiago Moraes – AM

“Do Outro Lado” – Dir. Ricardo Brito – TO

“Estamos todos aqui” – Dir. Chico Santos e Rafael Mellim – SP

“Aquarela – Dir. Thiago Kistenmaker e Al Danuzio – MA

“Papa-Figo” – Dir. Alex dos Santos Reis – SP

“Afronte” – Dir. Bruno Victor e Marcus Azevedo – DF

14/04

  • 8h – Les Artistes Café Teatro – Oficina de pós-produção e fluxo de trabalho com João Gabriel Riveres
  • 11h – Les Artistes Café Teatro – Bate-papo “Filmes de Plástico – dos curtas aos festivais internacionais”, com o produtor Gabriel Martins, da Filmes de Plástico
  • 14h – Les Artistes Café Teatro – Debate dos filmes da Mostra Norte 1
  • 16h – Les Artistes Café Teatro – Mostra André Novais Oliveira 2
  • 19h – Les Artistes Café Teatro – Mostras Norte 2 e Outros Nortes 2

“Vila Conde” – Dir. Rômulo Souza – AM

“Covato – Desenterre seus segredos” – Dir. Emanoel Franklin – PA