URGENTE: LULA É CONDENADO A NOVE ANOS NA LAVA JATO NO CASO TRIPLEX

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, publicou nesta quarta-feira (12) a condenação de nove anos e seis meses do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, no caso Triplex.

O ex-presidente Lula ainda responde a outras quatro ações na Justiça, sob acusação de crimes como corrupção, obstrução de Justiça e lavagem de dinheiro. Um dos processos está sob a batuta de Moro: Lula é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro de propina recebida da Odebrecht, em caso também investigado na Operação Lava Jato.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela acusação de ter sido beneficiando com tríplex. Na mesma sentença, Moro absolveu o ex-presidente pelas “imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial por falta de prova suficiente da materialidade”.

Moro afirma que crime corrupção envolveu a destinação de R$ 16 milhões “a agentes políticos do Partido dos Trabalhadores, um valor muito expressivo”. “Além disso, segundo o juiz, o crime foi praticado em um esquema mais amplo no qual o pagamento de propinas havia se tornado rotina”.

O juiz apontou “culpabilidade elevada” de Lula, que recebeu, segundo ele, “vantagem indevida em decorrência do cargo de presidente da República, ou seja, de mandatário maior”.

Além de Lula foram condenados:

Leo Pinheiro, dono da OAS: corrupção ativa e lavagem de dinheiro

Agenor Franklin Magalhães Medeiros, ex-executivo da OAS: por corrupção ativa

Leave a comment

Deixe uma resposta