Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta terça-feira

Existe um bom motivo para observar o céu na próxima terça-feira (5). Neste dia, ocorrerá o pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas, um evento anual em que dezenas de detritos do cometa Halley cruzam os céus simultaneamente.

Maio é o melhor mês para observar o fenômeno, que pode ser visto com mais facilidade no Hemisfério Sul, onde entre 20 e 40 detritos cruzam o céu em apenas uma hora.

No Hemisfério Norte, o número varia entre 10 e 30 meteoros, que poderão ser observados principalmente durante as primeiras horas do dia 5, ficando mais visíveis com a proximidade do amanhecer.

Terça-feira será o melhor dia para observar os meteoros por anteceder a fase de Lua Cheia, cuja luminosidade atrapalha a visualização da chuva, consequência das partículas deixadas pelo cometa Halley durante sua passagem pela órbita terrestre, em 1986.

Todo ano, o planeta Terra cruza o caminho orbital feito pelo cometa durante o outono do Hemisfério Sul, entre abril e maio. Isso acontece novamente em outubro, causando outra chuva, nomeada como Oriônidas.

A visibilidade destes eventos é influenciada por elementos como as condições espaciais, com a presença de neblina, e pela fase da lua. Nesta semana, a presença da lua cheia, que é também uma superlua, reduzirá a observação da chuva de meteoros entre os dias 7 e 10, no domingo, quando os detritos poderão ser vistos novamente durante a madrugada.

Para conferir a posição da lua em sua cidade durante a chuva Eta Aquáridas acesse o site TimeandDate.com.

Leave a comment

Deixe uma resposta