SSP-AM apresenta redução de crimes violentos em cinco meses

AMAZONAS Os indicadores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam uma redução de 26% nos registros de crimes violentos, na capital do Estado, nos primeiro cinco meses deste ano. O dado foi apresentado na manhã desta quarta-feira, pelo órgão, durante coletiva de imprensa. Os números, de acordo coma secretaria, apontam um queda nos homicídios: 304 mortes foram registradas neste ano, contra 333 no mesmo período do ano passado.

Os dados apontam, ainda, uma queda nos número de latrocínio: foram 14 registros, neste ano, contra 19 registros no ano passado. Cerca de 6,2 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em cinco meses. Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, esses resultados devem-se ao planejamento do trabalho da polícia, à integração das forças de segurança e também ao auxílio da população, por meio do Disque-Denúncia (181).

Outro indicador em queda foi o de lesão corporal seguida de morte, com redução de 23%. Neste ano, foram dez registros em cinco meses, contra 13 de um ano atrás, entre janeiro e maio. Os números da SSP-AM indicam, ainda, uma queda nos casos de estupro da ordem de 15%. Além disso, foram retiradas de circulação quase mil armas de fogo no período de janeiro a maio.

Outro crime que incomoda muito a população são os roubos a ônibus que registraram uma queda de 38% em cinco meses.Os números caíra de 1.263 para 772 registros somente neste ano. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) também vêm intensificando ações. Cerca de 137 operações foram realizadas, mais de 9 mil testes de bafômetro realizados, onde 909 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados .Já os acidentes com vítimas fatais apresentaram uma queda de 13%, até o mês de maio.